sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Como se organizar para estudar

Muitos estudantes se perguntam, por onde devem começar a estudar? Já outros devem estar se imaginando com a prova oficial do vestibular, diante de seus olhos. E ai bate o desespero...

Calma, uma coisa é uma coisa, outra coisa, é outra coisa e uma coisa de cada vez. Então a "coisa" dessa vez é como se organizar para estudar.  

É importante que você se organize, começando por encontrar um lugar adequado para que você possa estudar. Para isso, você precisa identificar como você interage com o ambiente, isto é, uns precisam de um lugar silencioso, outros nem tanto, uns conseguem estudar ouvindo música, outros não. 
Percebe-se que para a grande maioria, não significa que seja funcional para todos, mas a maioria opta por um lugar calmo, tranquilo, sem interferências, sejam elas sonora, térmica ou humana, para que possam ter foco e concentração.
Você  precisa também ter em mãos, todos os materias necessários para seus estudos, tais como: livros, cadernos, apostilas, canetas, lápis, tablets, calculadora, borracha, corretivo, marca texto,dicionários,
acesso à internet , para que não precise fazer interrupções a cada material que precisar. 
Fique atento à sua postura, pois ela influencía sim, no processo como um todo. Sente-se de maneira confortável e adequada , faça uso de mobiliário adequado, mesa na altura adequada para apoio e escrita e cadeira onde possa recostar suas costas e ter um acolhimento perfeito. Definitivamente estudar deitado seja no sofá, na cama ou até mesmo no chão, não é nem de longe uma boa postura para estudar .
Atente-se para que este ambiente seja confortável térmicamente, isto é, não deve estar quente e nem frio demais e suas necessidades fisiológicas devem estar saciadas.  E você também deve vestir-se de maneira confortável, sem roupas apertadas ou penicando, para que nada tire o seu foco, que  deve ser único: estudar.
Ainda que seja bem dificil para adolescentes ficarem distantes das redes sociais , aplicativos e recursos tecnológicos no sentido amplo do termo, é importante que supere a "tentação", neste momento.
Faça pequenas pausas, como mencionei, de nada adianta e nem deve, estudar 24 horas, e as pausas são essenciais para dar um descanso ao corpo e à mente, para melhor fixação e rendimento do que estudou.
Estabeleça horários de estudo, de maneira que possa criar uma rotina e posteriormente um hábito de estudo.
Bom estudo!
Gislene Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário