quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Professor é professor, e nem é profissão, é missão.

Esse vídeo já percorreu o país inteiro. Alexandre Garcia falou tudo o que muitos de nós professores temos vontade de falar. É sabido que o governo não valoriza, alias quem não valoriza é a sociedade, o governo vai um pouco além, não enxerga o professor. Mas engana-se quem pensa que somos "invisiveis" aos olhos dos governantes... não, não, de forma nenhuma. Muito pelo contrário, nos tratam como "nada" para não sermos valorizados e respeitados pela sociedade, justamente para que não tenhamos forças aliadas, no combate a falta de educação. Qual seria o interesse e a vantagem do governo em ter um professor valorizado e respeitado pela sociedade? Nenhum, nenhum. Professor é uma ameaça ao governo como o que temos no Brasil, pois professor, ensina... ensina a pensar, a ser seletivo, a tomar decisões, a ser critico e atitudes como essas seria como uma bomba no Distrito Federal. Como um governo corrupto vai valorizar aquele que abriria os olhos de uma nação inteira contra as mazelas de um governo, ou melhor de um DESgoverno como o nosso?

Bem, não comecei esta postagem, com propósito de falar nem bem e nem mal do governo, mas muito pelo contrário. Meu propósito é compartilhar minha imensa alegria e emoção que pude sentir hoje, quando um ex-aluno, e já faz um pouco mais, de uma década que foi meu aluno,   me enviou este vídeo e uma mensagem : "Gi, lembrei de você na hora". Eu já tinha assistido esta matéria no dia em que passou na televisão e claro que no dia, chorei, quem me conhece sabe que choro até com anúncio de sabão em pó... mas hoje novamente chorei. Não, não chorei por causa do vídeo, mas pela atitude de gratidão do meu ex aluno. Hoje, é adulto, é um homem e teve uma atitude tão nobre, que não tem dinheiro nenhum no mundo que pague um gesto desses. Extremista? Não, só quem é professor nos dias de hoje, e sabe como é entrar em uma sala de aula com 35 adolescentes, sabe o que sente um professor. 

Tomei a liberdade, e já falei para o aluno, que vou usar trechos da nossa conversa, para "mostrar" o quão nobre foi sua atitude. 

Claro, me emocionei, e brinquei com ele, dizendo que me fez borrar a maquiagem... ah que bom seria se pelo menos um aluno por ano, me fizesse borrar a maquiagem.

Quem me conhece e principalmente quem é ou foi meu aluno, sabe que eu brigo, brinco, dou bronca, dou risada, mas acima de tudo, amo o que faço e tenho certeza de que não nasci para fazer outra coisa na vida, a não ser ensinar e lidar com GENTE. Como disse no vídeo, eu não sou pedagoga, nunca estudei pedagogia, não sou educadora, pois como disse no vídeo,quem educa é pai e mãe... mas ao mesmo tempo sou e cada professor é , um pouco de cada coisa, um pouco de tudo. Há momentos em que  somos pai, mãe, amigo, confidente, conselheiro,  educador, babá, nutricionista, enfermeiro, psicólogo, e PROFESSOR.
Meu querido ex aluno, que assim como muitos, não todos, mas muitos, deixaram de ser meus alunos, lá no passado e muitos de vocês são, ainda hoje, alias mais hoje do que nunca, MEUS AMIGOS. 
Imensamente agradecida por ter essa profissão tão nobre apesar de tudo e igualmente agradecida por seu carinho UBIRATAN SILVA BAPTISTELLA.
Gislene Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário