quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Transformando a vida em palavras

Fui me deitar com uma pergunta , ou seria um pedido, de uma adolescente. No meio da tarde recebi uma mensagem no meu celular, dizia: "Gi, como faz para escrever com facilidade igual vejo que você faz? Pode me ensinar? Quanto você cobra?"
Não consegui dormir, levantei e comecei a pensar a sobre o fato.
Com frequência me perguntam qual é o segredo para escrever com facilidade? Ao longo de mais de vinte anos em sala de aula, vejo que alguns alunos reagem mal ao simples fato de ouvir a palavra "redação" e isso não se restringe ao ambiente escolar, alguns levam esse desconforto vida a fora. Eu enquanto aluna, desde pequena, nunca tive problema algum em escrever, muito pelo contrário, adorava quando a professora dizia no retorno às aulas: "Façam uma "composição", o título é: "Minhas férias!". Com o passar do tempo, a "composição" foi trocada pela "redação",   que bem me lembro cheguei a ganhar um concurso da melhor redação  da escola, mas sempre tive minhas redações com lembretes de que deveria escrever menos, ou me limitar as 20 ou 30 linhas. Isto sempre foi um grande problema para mim, pois as ideias surgem e quero coloca-las no papel, somente isso. Quando comecei a trabalhar,  rapidamente as pessoas observavam essa minha paixão pelas palavras e quando precisava elaborar um texto, eu era lembrada e isso ocorre até hoje.  Então, sempre que me perguntam qual é o segredo para escrever com facilidade, eu como professora respondo de imediato: "O segredo é ler, quem lê bem, escreve bem" , mas confesso que essa é uma resposta pronta e com certeza é essencial que leia para escrever bem, com facilidade, etc. Mas há sim algo mais que simplesmente - ler!
Mas como ensinar, explicar? Não sei. Quando vejo já tenho um texto pronto em meus pensamentos. Acredito que mais do que ler, para mim, o segredo é: PENSAR.
Pensar na vida, observar o que passa diante de nossos olhos, é procurar entender de forma ampla as virtudes ou não de cada um, é olhar com o coração e sentir com a alma a vida que por meio das artes, da literatura, da música, dos amigos, da espiritualidade, do sorriso de uma criança, da lágrima de alegria ou tristeza nossa ou de outros, é ser capaz de "enxergar" a emoção, é ter olhos para o belo e o não tão belo assim. É procurar resgatar a intenção positiva de cada atitude, ainda que tudo o que conseguimos ver é de tamanha estupidez humana. É pensar sobre o que nunca pensou, é questionar-se, instigar-se, é ir além do seu próprio mundo e de suas convicções, que insistimos em acreditar que estão sempre mais certas que as dos outros. Há infinitas possíveis verdades além das nossas, e por que não fazer desses pensamentos e reflexões um conjunto de palavras, que aos poucos quando menos se percebe, estamos "alinhavando palavras" e "tecendo sonhos", assim surge um texto.
Basta observar, refletir, sentar em um lugar tranquilo e começar a "jogar" ideias no papel.  Meu cantinho tranquilo é este da foto, meia-luz, um café quente para aquecer a alma, um pedaço de papel, uma caneta e mil ideias na cabeça.
O que mais preciso? Nada, apenas transformar a vida em palavras.
Gislene Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário